20 Julho 2019

Ministros analisam desenvolvimentos nas áreas da Juventude e Desporto

Ministros analisam desenvolvimentos nas áreas da Juventude e Desporto

Realizou-se, nos dias 23 e 24 de julho de 2019, em Luanda, a XII Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CMJD-CPLP), com o propósito de analisar os principais desenvolvimentos ocorridos nos referidos domínios, nos Estados-membros. Antecedendo o encontro entre ministros, as Comissões de Juventude e de Desporto reuniram-se a 22 de julho.

Estiveram presentes, na abertura protocolar do encontro, o Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, a Ministra da Juventude e Desporto de Angola, Ana Paula Sacramento Neto, o Presidente da Conferência para o biénio 2018-2020 e Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo de São Tomé e Príncipe, Vinício Teles Xavier de Pina.

As Comissões fizeram um ponto de situação da IX Bienal de Jovens Criadores da CPLP, a decorrer entre 24 e 28 de julho, em Angola, assim como da próxima edição a realizar,  a acolher por Cabo Verde.Foi, ainda, feito um ponto de situação sobre a organização dos XII Jogos Desportivos da CPLP.

A XI CMJD-CPLP, realizada em São Tomé e Príncipe, a 20 de julho de 2018, deliberou no sentido de declarar o ano de 2019 como o «Ano da CPLP para a Juventude», cuja cerimónia de abertura foi realizada em janeiro de 2019, na Sala do Senado da Assembleia da República de Portugal. Esta decisão vem reforçar o potencial transversal das políticas de juventude no plano nacional, comunitário e internacional, instando todos os Estados-Membros da CPLP a associarem-se ao cumprimento do Plano de Ação para a Juventude da CPLP, bem como às demais atividades a promover pelo Secretariado Executivo da CPLP e pelo Fórum da Juventude da CPLP.