24 Julho 2019

Ministros reforçam cooperação na Juventude e Desporto

A Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CMJD-CPLP) realçou a relevância do “diálogo intergovernamental que possibilita, através das atividades ligadas à Juventude e ao Desporto, o reforço das relações de amizade, de solidariedade e de cooperação entre os Estados-Membros”, conforme a Declaração Final do décimo segundo encontro.

Em representação do Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, o diretor de Cooperação do Secretariado Executivo, Manuel Clarote Lapão, observou que “2019 é o Ano da Juventude da CPLP!”, reconhecendo que “representa uma aposta no futuro de uma Comunidade que se pretende cada vez mais forte, coesa, ativa, solidária e com a juventude a liderar esse processo”.

Na reunião, decorrida de 22 a 24 de julho de 2019, em Luanda, Angola, os ministros ou responsáveis com a tutela da Juventude e Desporto deliberaram sobre diversas matérias constantes na Declaração Final e tomaram, igualmente, resoluções.

Ficou, também, determinada a realização em Timor-Leste da XIII reunião da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto, em julho de 2020.