15 Fevereiro 2019

Sociedade Civil debate contributos para «2019: Ano da CPLP para a Juventude»

Sociedade Civil debate contributos para «2019: Ano da CPLP para a Juventude»

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) organizou um seminário, no dia 20 de fevereiro de 2019, no auditório do Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa, dedicado ao tema «Contributo da Sociedade Civil para o Ano da CPLP para a Juventude».

Na sessão de abertura participaram o Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, o Presidente da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), Salimo Abdula, o Embaixador de Cabo Verde em Portugal e Representante da presidência pro tempore da CPLP, Eurico Monteiro, e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto de Portugal, João Paulo Rebelo.

O programa do evento contemplou dois painéis subordinados aos temas «Inovação Social e Negócios de Impacto na CPLP» e «Mobilidade Académica e Transferência de Conhecimento na CPLP».

A CPLP declarou o ano de 2019 como «Ano da CPLP para a Juventude», alinhando o tema com a agenda da cooperação da CPLP e a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

«2019: Ano da CPLP para a Juventude» pretende fortalecer a participação efetiva dos jovens da Comunidade no planeamento, na implementação, na monitorização e na avaliação das políticas de desenvolvimento na CPLP, designadamente no quadro dos ODS.

No passado dia 30 de janeiro, a CPLP declarou o ano de 2019 como “Ano da CPLP para a Juventude”, alinhando o tema com a agenda da cooperação da CPLP e a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O “2019: Ano da CPLP para a Juventude” pretende fortalecer a participação efetiva dos jovens da Comunidade no planeamento, na implementação, na monitorização e na avaliação das políticas de desenvolvimento na CPLP, designadamente no quadro da realização bem-sucedida dos ODS.